3 medidas custo 0 para transformar a formação na sua empresa

blogpost 1

A aprendizagem informal através da Internet cresceu exponencialmente nos últimos anos graças à “explosão” dos conteúdos de formação no Youtube e ao surgimento das plataformas MOOC (ex. Coursera, EDx, Udacity, Udemy).

A maior parte destes conteúdos está disponível gratuitamente, e no entanto... 

esta realidade está por chegar à esmagadora maioria das empresas, que se mantém presas nos modelos tradicionais de formação, o que limita o desenvolvimento do potencial dos seus colaboradores. 

Mas essa realidade pode começar mudar já a partir de amanhã, com estas três simples medidas:

1 Disponibilizar a todos os colaboradores acesso ao Youtube e principais sítios de cursos online (Coursera, EDx, Udacity, Udemy)

O Youtube (através de uma miríade de canais dedicados à formação) e os MOOCs alojam formação grande qualidade quer nas temáticas de gestão (inovação, estratégia, marketing, vendas, finanças etc…), quer de liderança e desenvolvimento pessoal, quer em áreas técnicas. O seu acesso é condição sine qua non para abrir portas ao conhecimento dentro da empresa.

2 Incentivar os colaboradores a procurem cursos online relevantes para o seu desenvolvimento e integra-los nos seus planos de formação

Dar empowerment aos colaboradores significa também dar-lhes a responsabilidade de encontrarem a formação relevante para si. Chefias e DRH não deixam de ter um papel importante na orientação e validação neste processo.

3 Disponibilizar aos colaboradores tempo em horário laboral para a formação online

Não há formação sem tempo reservado para tal protegido de interrupções, seja para a realização de um curso online seja para ver vídeos de canais formativos no Youtube

Sobre a Learninghubz: oferecemos às empresas um portal de formação com mais de 4000 vídeos selecionados permantemente atualizado, com customização e gestão integrada para cada empresa. Solicite-nos  uma demo.

Photo by Wes Hicks on Unsplash

22 June 2018


Newsletter SignUp

Get the latest updates and insights from Learninghubz (once a month)