4 tendências para o eLearning corportativo

 

 

Já todos sabemos: a maior parte dos colaboradores das nossas empresas não tem tempo disponível para formação nem sente retorno quando se ausenta por dias ou horas para formação, seja ela em sala ou eLearning

Mas as necessidades de formação não diminuíram, muito pelo contrário. Hoje precisamos de atualizar o nosso “software” muito mais vezes para que possamos ser mais produtivos, estar atentos às oportunidades e ser mais capazes de colaborar eficazmente.

Esta realidade veio a impor 4 tendências na formação:

1- Microlearning: Vídeos de curta duração como modelo predominante para formação

Grande parte da formação tradicional será substituída pelo formato vídeo, com não mais de 15 minutos de duração (idealmente até 5 minutos). O formando ganha flexibilidade (pode assistir em qualquer lugar), consegue ver ou rever a formação sem esforço e sente um muito maior retorno pelo tempo que investiu.

2- Componente prática da formação consiste na aplicação do que se aprendeu no dia seguinte no trabalho

Qualquer formação pode ser realizada quando o trabalho a requer, sendo a sua aplicação imediata. O modelo de formação em que algures durante o ano se tira uns dias de formação que depois serão úteis nos anos seguintes, faz cada vez menos sentido.

3 - Colaborador é o responsável pela sua formação. Chefia é o coach

Ninguém sabe melhor que formação precisa para o seu desenvolvimento profissional e qual a melhor altura para realizá-la que o próprio colaborador. O acesso livre à formação remove barreiras ao crescimento individual. A chefia é o coach que ajuda na identificação de necessidades e sugestão de conteúdos formativos.

4 - A responsabilidade da Direção de RH-Formação passa por disponibilizar uma biblioteca de microlearning vídeo  acessível a todos, permanentemente actualizada e que responda às necessidades de formação dos colaboradores

Para potenciar este novo modelo as organizações terão de implementar internamente um espaço digital de formação que 1) disponibilize um catálogo alargado de microlearning em formato vídeo que enderece os principais skills a desenvolver 2) esteja permanentemente acessível (online) a todos os colaboradores 3) ofereça uma experiência de utilização irresistível para o colaborador e disponibilize analytics completo para a gestão da formação 4) que dê ferramentas simples e eficazes para as áreas de formação promoverem determinados tópicos junto dos colaboradores

Grande parte dessa biblioteca deve ser baseada em conteúdos disponíveis online em plataforma como o Youtube, porque é lá que estão os melhores e mais atualizados conteúdos a custo 0

Estas tendências são um caminho que resultará no crescimento contínuo dos colaboradores, alinhamento da formação com a estratégia da empresa e uma muito maior eficiência de custos. Um caminho ao alcance de qualquer empresa.

Nota: a Learninghubz cria para as empresas um novo espaço de formação digital com uma biblioteca de conteúdos microlearning-video de alta qualidade (80% com menos de 10 min) . Contacte-nos para saber mais.

João Nogueira Santos
Cofounder & CEO Learninghubz
jnsantos@learninghubz.com

 


Subscribe our newsletter and receive
a new video every month

Please fill the form to subscrive!